Funcionários do Sistema de Intermediação de Mão de Obra (Simm) seguem atendendo aos seus usuários pelo sistema digital na unidade do Comércio, em Salvador. A determinação, iniciada no dia 23 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), prossegue até 8 deste mês, conforme decreto assinado pelo prefeito Bruno Reis, em 19 de fevereiro, que prevê a suspensão do atendimento presencial das atividades não essenciais da Prefeitura de Salvador, com objetivo de proteger os seus público e colaboradores contra o coronavírus.
O modelo operacional está sendo adotado nos serviços relacionados às ofertas de emprego e de atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais e ao Microempreendedor Individual (MEI). Conforme a diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, a equipe do Simm continua passando por um processo de treinamento digital em sua equipe para garantir um atendimento seguro e ágil.
Entretanto, a diretora já faz uma avaliação positiva de seus colaboradores, destacando a rapidez na adaptação ao sistema online ao realizar conversas e entrevistas com os usuários de uma forma objetiva e cuidadosa. “Todo o esforço estamos fazendo para continuar o atendimento sempre com o propósito de pensar na saúde do cidadão, diminuir a circulação das pessoas nas ruas da cidade, focando a importância e a necessidade da empregabilidade”.
Maria Eduarda explica que esta fase experimental do serviço online está sendo aperfeiçoada. “Vamos aumentar essa agenda, reduzindo o tempo de atendimento à medida que os colaboradores do Simm estiverem devidamente treinados nessa nova modalidade”, disse ela.
Vagas do Simm – A procura pelas vagas de emprego constitui a maior demanda do serviço. Numa primeira abordagem aos candidatos, os atendentes consultam seus dados pessoais e currículos. Caso estejam adequados aos requisitos das vagas, eles são encaminhados para entrevistas com psicólogo do órgão, via chat e, caso sejam tecnicamente aprovados, serão encaminhados com carta de recomendação às empresas solicitantes.
Durante o período do decreto, serão realizados os seguintes serviços por telefone e encaminhados por e-mail: Declaração Anual de Faturamento, emissão de DAS Convencional, de DAS em Parcelamento, DAS em Benefício Previdenciário, impressão de DARF Vencido ou 2ª Via de DARF e orientação sobre todo o processo de TVL para o MEI.
Quem estiver cadastrado no site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br deve atualizar o número do WhatsApp, para que o Semdec entre em contato no dia e hora que foram marcados os agendamentos.