Ganhar, perder, ter ou não ter: dinheiro é quase impalpável e, hoje em dia, está cada vez mais longe dos bolsos brasileiros. Sabendo que muita gente perdeu o emprego em 2020 devido a pandemia do coronavírus, o Cuponation, plataforma de descontos online, compilou informações sobre como a população brasileira está lidando com a questão econômica. Conforme um relatório realizado pela companhia App Annie no último ano, os brasileiros vêm buscando aprender novas formas de ganhar e organizar seu dinheiro para sobreviver. O estudo aponta que o Brasil registrou 75% de downloads de apps de finanças no ano passado – ficando em segundo lugar no ranking de países participantes do continente americano.
Com propósitos, o levantamento mostra que não foi só o aumento de buscas que teve mudanças, pois a comunidade brasileira também passou cerca de 45% de seu tempo durante todo o ano de 2020 mexendo nos aplicativos de investimentos e negociação. Confira a pesquisa completa no infográfico interativo do Cuponation. Ademais, na mesma pesquisa é possível perceber que o crescimento anual do Brasil em horas gastas nesses apps financeiros foi de 50% nos últimos doze meses, posicionando nosso país em 11º lugar na lista das nações com a maior taxa de tempo investido nessas ferramentas.
Os dados são significativos e indicam o quanto a falta de renda e o despreparo financeiro causou desespero em brasileiros de todas as classes – principalmente as mais baixas. Entretanto, a procura pelas plataformas e a vontade de adentrar na área também indicam o quanto a população está disposta a sair da zona de conforto e voltar a aprender depois de anos fora da escola.
Foto: divulgação