Após a autorização do STF para que estados e municípios possam comprar vacinas diretamente, sem intervenção federal, um Tweete do governador de São Paulo, João Doria, vem sendo lembrado pelas redes sociais. O chefe do Executivo paulista havia dito que venderia as vacinas para estados e municípios. Na ocasião em que foi escrita a mensagem, havia impasse do governo federal em fechar a compra de 54 milhões de doses da Coronavac com o Instituto Butantan.
“Caso o Ministério da Saúde não confirme a compra das 54 milhões de doses adicionais da vacina do Butantan, determinarei ao Instituto que forneça estas vacinas prioritariamente aos Estados e Municípios do Brasil. O país tem pressa em salvar vidas. E nós em vacinarmos os brasileiros,” disse o governador de São Paulo em sua conta pessoal.
A polêmica das doses extras do Butantan começou quando o instituto aventou a possibilidade de exportar a vacina para países que já demonstraram interesse.
Ontem, após manifestação do Supremo, tanto o governador da Bahia, quanto o prefeito de Salvador anunciaram que já estavam se mobilizando para a compra de imunizantes. Na tarde desta quarta, 24, Rui Costa tem uma reunião agendada com representantes da Pfizer e Sputinik V.