domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ARTISTA BAIANO ASSASSINADO EM 2020 É HOMENAGEADO NA ALEMANHA

Redação - 23/02/2021 10:54

O artista visual baiano Jailson Galdino de Souza Santos, o Scank, assassinado em fevereiro de 2020 em Salvador, ganhou uma homenagem por sua história e obra em um mural em Tubinga, na Alemanha.

A homenagem permanente, está exposta no muro de um centro cultural ocupado por jovens artistas e militantes desde 1972.

Scank foi pintado pelas mãos de El Ninõ, artista alemão, após uma iniciativa é da gaúcha Paula Gil Larruscahim, 44 anos, que vive na Alemanha há cinco.

Em entrevista ao jornal Correio, Paula, que é doutora em criminologia cultural e desenvolveu uma pesquisa sobre a criminalização da pichação se encantou com o trabalho de Scank durante uma viagem a trabalho à Bahia em 2013.

“Ele realmente se destacava pelo trabalho, tanto no meio acadêmico, como no universo da pichação. E o que me motivou a criar o mural foi a necessidade de manter a memória dele viva e acho que é importante que isso aconteça num espaço público”.

Scank morreu aos 27 anos na madrugada do dia 13 de fevereiro, enquanto tetava deixar a assinatura em um dos muros da cidade, no bairro do Imbuí. O rapaz levou um tiro e foi espancado.

A Polícia Civil afirmou em comunicado que “o inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça, com a identificação e a solicitação de prisão de um dos autores”, no entanto, até o momento ninguém foi preso.

foto: Nara-Gentil-correio-24h-divulgacao

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.