sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

REIS DIZ NÃO VER NECESSIDADE DE REABRIR WET N’ WILD

Redação - 19/02/2021 10:26

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou hoje (18) que diante do aumento no número de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na capital baiana durante a segunda onda, não será necessário reabrir o hospital de campanha do Wet N’ Wild. Em coletiva na inauguração da tenda de apoio para suporte ventilatório na Unidade de Pronto Atendimento de Valéria, o chefe do Executivo estadual disse que serão 699 leitos, 20 a mais do que em 2020. A contagem considera as 10 vagas da tenda de apoio, mas também os 20 novos leitos que deverão ser disponibilizados no Hospital Salvador, após a saída da Maternidade Climério de Oliveira, e outros abertos em parceria com o Governo do Estado.

“Com esses 10 novos leitos, estamos passando a quantidade de leitos que tínhamos no auge da primeira onda. Hoje as pessoas perguntam: a prefeitura vai reabrir leitos? Nós já reabrimos mais leitos do que nós tínhamos na primeira onda. Isso precisa ficar muito claro, porque eu vejo as pessoas perguntarem se a gente vai reabrir a tenda do Wet N’ Wild. Gente, já abrimos um hospital, que foi o Santa Clara, com 30 leitos de UTI. No hospital Sagrada Família, investimos mais de R$ 1,1 milhão em reforma e abrimos 40 leitos a mais do que nós tínhamos na primeira onda, que eram vinte. Hoje são 70 leitos, que era justamente o que nós tínhamos nas tendas do Wet N’ Wild. Sendo que hoje tenho estruturas físicas já montadas, que dão uma qualidade do serviço melhor, com ar-condicionado, sistema de oxigênio. (…) Nós estávamos funcionando apenas em um andar do Hospital Salvador, com 10 leitos, porque lá estava sendo ocupado pela maternidade Climério de Oliveira. Agora a Climério saiu de lá. Vamos assumir o hospital, com isso vamos abrir pelo menos mais 20 leitos”, disse.

Ainda segundo Bruno Reis, a tenda de apoio da UPA de Valéria deve dar maior suporte aos pacientes que aguardam regulação para uma unidade de saúde, incluindo os que apresentam estado grave. A previsão é que a tenda funcione por pelo menos três meses, com um investimento total de mais de R$ 2 milhões.

Foto : Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.