O Museu da Música Brasileira de Salvador, que será instalado dentro do Casarão dos Azulejos Azuis no Comércio, deverá ser entregue no dia 29 de março, aniversário da cidade. A previsão foi feita pelo secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Fábio Mota. A estimativa era que o novo equipamento cultural fosse entregue no final de 2020, porém a pandemia da Covid-19 atrasou o processo.
O local recebeu investimento de R$ 7,8 milhões e teve obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com curadoria de Gringo Cardia e Antonio Risério.
O projeto do Museu da Música Brasileira possui área construída total de 1.914,76 m², em imóvel situado na Rua da Bélgica, s/n. Além do resgate histórico, já que se trata de uma área tombada, a iniciativa irá transformar o local em um espaço destinado à cultura e aberto ao público, e fez parte da série de investimentos promovidos pela administração municipal para a revitalização da região do Comércio. O casarão é datado do século XIX e pertenceu ao comendador Antônio dos Santos Coelho. Além disso, serviu como repartição pública, escola, e até como sede da extinta rede de supermercados Paes Mendonça.
Foto: divulgação