As medidas de proteção à vida contra o novo coronavírus nos bairros de Pernambués, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio foram iniciadas ontem pelo município. Somente no primeiro dia, do total de 445 testes rápidos realizados nos três locais, 116 deram positivo para a Covid-19, sendo 32 casos na Boca do Rio, 35 em Fazenda Grande e 49 em Pernambués.
Além dos testes rápidos, também foram feitos 106 atendimentos e 13 encaminhamentos, através do Cras Itinerante, e 527 abordagens por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). As ações de proteção à vida envolvem ainda higienização de vias, aferição de temperatura e distribuição de máscaras, por um período de sete dias.
O coordenador de ações de combate ao coronavírus, secretário Fábio Mota, acompanhou o início das ações e afirmou que os números são preocupantes. Ele defende que as ações são necessárias para inibir o crescimento da curva de contágio. “Às vezes as pessoas circulam sem saber que tem o vírus, por isso a gente faz um apelo para que venham fazer a testagem. É importantíssimo, porque conseguimos identificar e fazer o acompanhamento da pessoa, que deixa de circular e transmitir o vírus”, afirmou Mota.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom