Sem glamour, sem festa e com apenas um jogo, começa nesta quarta-feira de cinzas, o Campeonato Baiano de 2021, com o jogo Unirb x Vitória, às 19h30, no Estádio Antônio Carneiro, na cidade de Alagoinhas, com transmissão ao vivo da TV Educativa. A 1ª Divisão da FBF será disputada por 10 clubes – Bahia, Vitória, Fluminense, Bahia de Feira, Unirb e Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Vitória da Conquista, Jacuipense e Doce Mel – em três etapas, com término previsto para 16 e 23 de maio, com os jogos finais de ida e volta.
O Vitória, sob o comando do técnico Rodrigo Chagas, mantém a base do grupo de 2020, com aproveitamento de vários jogadores do Sub-20 e a previsão de até oito contratações. Por enquanto, já estão fechados o volante João Pedro, de 21 anos, e os centroavantes, Anibal Vega, ex-Palmeiras, de 21 anos, e o boliviano Ernesto Adiri, de 19 anos. Na largada do Estadual, o time não terá o goleiro Ronaldo, que discute renovação de contrato, e o atacante Alisson Farias, em fase de transição após recuperação de uma lesão muscular.
Campeão da 2ª Divisão 2020, o Unirb, sob o comando do experiente técnico baiano Laelson Lopes, é o estreante do Estadual, que está apostando na juventude para fazer uma boa campanha. Investiu na contratação dos laterais Breno, de 23, Léo Alaba, de 21 anos; nos goleiros Deijair e Cassiado, ambos com 22 anos, no meia formado pelo Bahia, Paulinho de 24 anos, e nos atacantes Gabriel, de 20, e Dener, 23 anos.
Ficha – O árbitro Reinaldo Silva de Santana, da FBF, apita o jogo das 19h30min no Estádio Antônio Carneiro; Unirb – Deijair, Leandro Alaba, Dedé, Gustavo e Felipe Maradona; Xodó, Paulinho, Carlos Magno, Dener e Rafael; Henrique; Técnico – Laelson Lopes; Vitória – Yuri, Van, João Victor, Wallace e Leocovick; Guilherme Rend, Fernando Neto, Dudu e Gabriel Santiago; Vico e Samuel; Técnico – Rodrigo Chagas.
Foto: Letícia Martins/ECV