domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.41026 Dólar 5.847

AUXÍLIO FAZ CAIXA GANHAR FORÇA EM SOCIEDADE COM BRADESCO E BB

Redação - 16/02/2021 07:18 - Atualizado 16/02/2021

O auxílio emergencial provocou uma consequência não prevista. Está fazendo com que os três dos maiores bancos do país travem uma batalha nos bastidores, de olho nas fatias de participação nos cartões de crédito e de débito Elo, única bandeira nacional capaz de rivalizar no país com as líderes do setor, Visa e Mastercard. Caixa, Bradesco e Banco do Brasil são os três sócios da Elo Serviços Financeiros S.A., dona da bandeira Elo. O negócio foi criado pelos três bancos em 2002. De acordo com reportagem do OUL, quando foi criada, a bandeira Elo se dividiu em três partes iguais: Caixa ficou com 33,335%, e uma fatia de 66,665% ficou com a Elopar – uma empresa formada pelo Bradesco (com 50,01%) e Banco do Brasil (49,99%). Mas também na criação, foi definida uma regra: a cada quatro anos, essas participações de cada sócio seriam revistas. Quem trabalhasse mais pela bandeira Elo ganharia como prêmio mais fatias da empresa. O que vale muito.

Os sócios não revelam exatamente quais critérios são usados para decidir quem está ajudando mais a bandeira Elo. Mas o UOL apurou que dois dos principais fatores são quantidade de novos cartões emitidos e volume de dinheiro movimentado por base de clientes que usa essa marca. Ao longo dos anos, a Caixa vem se destacando nessa operação. O banco, que é 100% controlado pelo governo federal, elevou sua fatia, em março de 2018, a 36,9% da Elo. Ou seja, em sete anos, ganhou 3,5 pontos percentuais na empresa, revela a reportagem. A terceira rodada de revisão das participações acontece neste ano. No mês que vem, os três sócios vão se reunir para contabilizar qual deles está gerando mais negócios para a bandeira Elo. Não haveria nada de diferente do que já aconteceu nas duas outras vezes se não fosse por um fato novo: a pandemia. Na criação do auxílio emergencial, o governo federal elegeu a Caixa como o banco de pagamento e a bandeira Elo foi a utilizada pelo banco para criar dezenas de milhões de novas contas.

Com esses milhões de cartões emitidos em 2020, a Caixa se destacou no desempenho da Elo em 2020. E, por isso, o banco estatal deve voltar a ganhar nacos da empresa. Mas Banco do Brasil e Bradesco querem discutir esses critérios. Se é auxílio emergencial, essas operações feitas pela Caixa não deveriam entrar na conta.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.