Uma pesquisa recente, denominada Reuters Institute Digital News Report 2020 apontou que o Instagram é, atualmente, a plataforma com maior crescimento relacionado a consumo de notícias. Em 2014, apenas 8% dos consultados usavam a plataforma para consumir informação, número que subiu para 11% em 2020. Os dados representam a média de 12 países, incluindo o Brasil.
Além dos perfis de celebridades e marcas, os usuários também têm se interessado por executivos que passam conhecimentos de finanças, negócios e investimentos, em como ter o próprio negócio e fazer com que seja lucrativo. E não é só pelo que colheram que se interessam, e sim pelo caminho das pedras, o percurso que fizeram até chegar ao sucesso.
Frederico Flores é dono do perfil “O Real Empreendedor”, página no Instagram com mais de 230 mil seguidores. Vendeu duas empresas por R﹩ 70 milhões, uma delas para o Mercado Livre. Fred, como é conhecido pelos amigos, usa sua experiência para ajudar empreendedores de todos os ramos, compartilhando sua rotina e dando dicas para pessoas que querem começar uma empresa do zero.
“As redes sociais têm sido um importante canal para as pessoas buscarem conhecimento. É uma ferramenta que democratizou o acesso à informação. Hoje temos centenas de perfis com especialista em diversos assuntos que se conectam com uma legião de seguidores que querem aprender ou buscam inspiração para suas vidas”, comenta o influenciador. Por meio de sua conta no Instagram o Real Empreendedor realiza consultorias gratuitas e responde mais de 200 mensagens diárias com dúvidas dos seguidores.