sábado, 06 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

DEM ESTUDA LANÇAR CANDIDATO PRÓPRIO EM 2022 APÓS PROBLEMA COM A CÂMARA

Redação - 10/02/2021 15:00 - Atualizado 10/02/2021

O Democratas, partido liderado pelo ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto, discute lançar uma pré-candidatura à Presidência da República como forma de afastar a hipótese de apoio incondicional a Bolsonaro em 2022. As informações são da colunista Mônica Bergamos, da Folha de S. Paulo. No momento, o nome mais forte do partido é o do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o único democrata que aparece com percentual de votos em pesquisas eleitorais.

A desconfiança de que o DEM poderá apoiar Bolsonaro surgiu depois do racha do partido na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. A legenda decidiu ficar neutra e Arthur Lira (PP-AL) venceu a eleição.

O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), acusa o DEM de ter se entregado ao governo Bolsonaro. Maia defendia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), uma aposta contra as pretensões do Planalto no Congresso.  A movimentação, no entanto, é questionada por líderes do DEM, que têm dúvidas sobre a iniciativa. A avaliação é de que lançar um candidato próprio pode minar alianças com políticos que sonham com o apoio da legenda para 2022 — como os presidenciáveis Luciano Huck, João Doria e Ciro Gomes.

 

 

 

 

Foto: Reprodução / Sérgio Lima/Poder360

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.