O Big dos Bigs é grande até no volume das polêmicas. Anunciada como a maior edição do Big Brother Brasil, a temporada de 21ª está mantendo o público acordado e atento a cada passo dado pelos confinados, o que faz com que a vista seja ainda mais grossa nas atitudes dos participantes.
A polêmica da vez é uma acusação de intolerância religiosa e ridicularização da fé alheia por parte de Karol Conká, Projota, Nego Di e Lumena.
Na ocasião, o quarteto conversa sobre orixá Xangô, enquanto Nego Di faz um trocadilho desrespeitoso com o nome da entidade. “Eu xangozei”, repete o gaúcho arrancando risadas do trio.
Karol relata para os colegas uma situação que teria acontecido com Lumena. “Você falando é muito engraçado. ‘Eu chamei Xangô véi’”, diz a cantora imitando o sotaque da baiana.
A DJ concorda com a curitibana e afirma: “Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando”, em referência a uma situação que aconteceu com Lucas Penteado, já desclassificado.
A cena causou revolta nas redes sociais, principalmente por Lumena ser de religião de matriz africana e ao invés de repreender os colegas, participar da “brincadeira”. “Eu desejo que Xangô de a resposta certa a cada um deles, me admira Lumena, uma mulher de candomblé iniciada pra Oxossi compactuar com isso!”
“Vestir branco não pode não. Explicar o Candomblé e suas origens também não se atreve, agora ouvir uma piada de mau gosto sobre xangô, (eu não sei quem é Xangô, mas sei que tem uma importância para religiões afro-brasileiras) aí tá tudo bem. Lumena é o que degrada nossa luta”, analisou outro falando sobre a briga de Lumena com Juliette pela paraibana querer usar branco em uma sexta-feira.
Eu não quero nem imaginar o que vai sentir Lumena quando Xangô decidir cobrar ela por tudo isso.
O Machado é pesado amiga… Não vai ser fácil não.
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 9, 2021
foto: Globoplay