O longa brasileiro ‘Bacurau’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi eleito como melhor filme estrangeiro do ano pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (08). Também aparecem na lista os filmes ‘Another Round (Dinamarca) e ‘Uma Mulher Alta’ (Rússia).
Lançado no Brasil em 2019 e recorde de bilheteria, o longa brasileiro chegou aos cinemas norte-americanos e britânicos em 2020. Recentemente, o filme foi indicado ao Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, e é cotado para disputar o BAFTA, o Oscar britânico.
Em outubro do ano passado, Bacurau levou seis estatuetas para casa na 19ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Entre os prêmios estava o principal da noite, “Melhor Longa-Metragem de Ficção”, e ainda os de “Melhor Direção”, “Melhor Efeito Visual”, “Melhor Roteiro Original” e “Melhor Montagem Ficção”. O longa também levou o prêmio de “Melhor ator”, para Silvero Pereira, intérprete do personagem “Lunga”.
foto: divulgação