A morte do ex-governador da Bahia e ex-reitor da Ufba, Roberto Santos, nesta terça-feira (9) em Salvador foi lamentada por políticos baianos. Prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), que prestou condolências a familiares do ex-governador, destacou a importância histórica de Roberto Santos na reconstrução democrática do País na década de 80. “Roberto Santos teve importância fundamental na história da Bahia. Foi um ser humano comprometido com o desenvolvimento de nosso estado, principalmente nos setores de Educação e Saúde. Seu nome ficará registrado como um dos principais líderes da recente história da Bahia e do Brasil. Quero expressar os meus sentimentos aos seus familiares e amigos nesse momento de dor”, disse.
No Twitter, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), defendeu a carreira do ex-governador. “Perdemos hoje uma pessoa exemplar, como agente público e como ser humano.Teve uma vida íntegra, dedicada a fazer o bem para os baianos, especialmente na educação, ciência e tecnologia. Eu e Fátima nos solidarizamos com os familiares e amigos do governador Roberto Santos.”, escreveu.
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), em sua primeira sessão legislativa como presidente da Casa, afirmou que o ex-governador era “um homem público exemplar”. “Coincidiu essa nossa primeira sessão, na condição de presidente da ALBA, com o passamento do ex-governador Roberto Santos, aos 95 anos, um homem público exemplar, sem nenhuma mácula em toda a sua carreira acadêmica e política. Foi um extraordinário governador, com realizações marcantes durante o seu mandato, de 1975 a 1979. As marcas de Roberto estão por aí até hoje, como os bairros de Cajazeiras e Mussurunga, o grande hospital no Cabula, o parque e o estádio de Pituaçu”, lembrou.
O secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), mostrou-se surpreso com a notícia do falecimento do ex-governador, e defendeu, em sua conta no Twitter, que o legado deixado pelo político e educador “será eterno”. “Acabei de saber do falecimento do ex-governador Roberto Santos, aos 94 anos. Um dos grandes políticos a lutarem pelos interesses da nossa Bahia. O seu legado será eterno. Ofereço os meus sinceros sentimentos à família e amigos.”, disse.
Foto: Ascom