A pandemia do novo coronavírus fez com que aumentasse a contratação de médicos e enfermeiros em todo o Brasil. A procura por profissionais especializados é até maior do que de generalistas, segundo um levantamento feito pelo LinkedIn. Para se ter ideia, no ano passado, houve aumento de 820% nas contratações de enfermeiros de terapia intensiva.
Não é por um acaso que a categoria de médicos especialistas lidera o ranking de profissões em alta em 2021, de acordo com a rede social. As localidades com maior número de contratações são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Na segunda colocação, está a área de tecnologia. A maior procura é por engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética. De acordo com o LinkedIn, 20% das contratações foram para funções remotas — ou seja, essa parcela dos profissionais trabalha em home office.
Profissões em alta em 2021
Ranking
Profissão
1-Médicos especializados
2-Cargos em tecnologia
3-Farmacêuticos e pesquisadores
4-Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios
5-Especialistas em e-commerce
6-Profissionais autônomos de conteúdo digital
7-Especialistas em marketing digital
8-Profissionais de finanças
9-Telemarketing
10-Cargos de apoio a saúde
11-Serviços criativos
12-Análises de dados
13-Cargos de sucesso de clientes
14-Profissionais do setor de varejo
15-Especialistas em saúde mental
Foto: ilustrativa