Mais uma vez sem apresentar provas, o presidente Jair Bolsonaro defendeu, na quinta-feira (28) durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que o medicamento cloroquina, sem eficácia comprovada para o tratamento precoce contra a Covid-19, diminui a carga viral e cura o coronavíus. Na transmissão, o presidente contou que em sua visita à cidade de Propriá, em Sergipe, feita na quinta-feira, que se encontrou com o proprietário de um asilo que afirmou que nenhum dos 25 idosos do local se contaminou pela Covid-19.
“Nós já temos aí um ano de pandemia e ele me falou que nenhum deles teve sequer uma gripezinha. Todos eles tomaram de maneira preventiva cloroquina, ivermectina, própolis e vitamina C. Além disso, duas horas de banho de sol por dia. Ainda vai ser comprovada que a cloroquina diminui a carga viral e cura a Covid-19”, disse ele.
Vale lembrar que, desde o início da pandemia, nenhum dos remédios citados por Bolsonaro apresentou resultados que mostrassem que eles seriam eficazes contra a Covid-19. No entanto, o tratamento precoce com esses medicamentos tem sido a principal bandeira do Ministério da Saúde no combate à doença, embora o ministro Eduardo Pazuello já tenha negado isso e dito que, na verdade, se trata de “atendimento precoce”.
Foto: Reprodução/Youtube