domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DIA DA VISIBILIDADE TRANS: CONHEÇA ARTISTAS BRASILEIRAS

Redação - 29/01/2021 16:32

Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis é celebrado nesta sexta-feira (29) e para falar sobre a importância da data, Quem conversou com cinco artistas que se destacam no cenário musical brasileiro.

Marcella Maia, mais conhecida como Maia é atriz, modelo e cantora. Antes de estrear na próxima novela das 19h da Globo, Quanto mais vida melhor, ela lança nesta sexta-feira (29), o terceiro single de sua carreira, Deu Match.

“A única referência que eu tinha era a Roberta Close. Eu não me via nas obras, no cinema, no teatro. Hoje em dia a gente tem aí várias artistas trans ocupando diversos lugares no meio da arte e também em outras áreas. Quis lançar o meu novo single ‘Deu Match’, que é uma música com uma pegada pop, dançante, pra cima, no Dia da Visibilidade Trans para dar mais luz ao assunto, pois o preconceito ainda existe no mundo todo, mas o Brasil é o país que mais mata transexuais e pessoas LGBTQIA+. Também vou estrear na tv aberta, em uma novela, e fico muito feliz por não ser um papel estereotipado, pois eu sou artista independentemente do meu gênero e posso representar todo tipo de papel.”

Raquel Virginia e Assucena Assucena, que integram o trio As Baías, ao lado de Rafael Acerbi, tem como objetivo elucidar que a comunidade LGBTQIA+ não deve e não pode ser apenas conhecida por seus algoritmos tristes e violentos. O trio quer mostrar que as trans estão, sim, no poder, brilham muito e podem tudo. O trabalho mais recente das artistas é o álbum visual Drama Latino, com participações de Cleo, Linn da Quebrada, entre outros.

“Numa sociedade saudável, se um grupo é mais atacado, todos nós devemos parar e refletir os motivos para que aconteça a mudança. O dia da visibilidade trans serve para refletirmos os motivos pelos quais temos um grupo tão atacado como o das pessoas trans. É o dia para dar luz a nossa dignidade. Que é a dignidade humana”, reflete Raquel.

“Nós não nascemos no corpo errado, nós não somos um pecado, nós não somos uma vergonha. Nascemos com uma missão linda de expandir liberdade e amor e de conquistar espaços para transformar esse mundo num lugar efetivamente de respeito e paz. O lugar de pessoas trans é o lugar no qual queremos estar”, completa Assucena.

Urias iniciou sua carreira como modelo nas passarelas dos eventos de moda e se lançou como cantora em 2019. Seu Diaba alcançou mais de nove milhões de views no YouTube. “A gente é livre para ser quem a gente quer? O Dia da Visibilidade Trans é um momento de reflexão, de reafirmarmos nossa existência. Nossa luta é construída diariamente. A gente não quer mais viver com medo”, afirma a artista.

Nick Cruz, que acaba de lançar Então Deixa, reforçou a importância da representatividade na arte e falou ter recebido o apoio da família desde cedo. “Cobrança não sei se é a palavra certa. Não é minha culpa tudo que sofremos enquanto pessoas trans. Logo, não é minha obrigação e responsabilidade educar um público específico ou se sentir no lugar de mudar o Brasil só porque sou trans e artista. Ser trans e existir no país que mais mata trans e travestis no mundo já é um ato político e de resistência. Claro que a minha arte tem ligação com a desconstrução e, claro, que eu quero ser um marco de representatividade, mas realmente não me sinto pressionado a isso. Esse é o meu corpo e eu carrego essa bandeira naturalmente”, diz o cantor.

foto:  Bleia-campos-divulgacao.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.