Governos de pelo menos dez estados preveem o retorno de aulas presenciais a partir do próximo mês com algum tipo de reforço e distanciamento entre os alunos. Outros seis estados, incluindo o Distrito Federal, só vão começar em março. Modelo híbrido, que mescla aulas online e presenciais, será adotado inicialmente em ao menos seis estados. São eles: São Paulo, Ceará, Paraná, Maranhão e Acre
Na Bahia, as aulas não serão retomadas no próximo mês, segundo o governador Rui Costa (PT). As aulas no estado foram suspensas há dez meses, os calendários para a retomada do ano letivo 2020 e as novas matrículas 2021 ainda serão divulgados. O governo informa que vai garantir vagas para todos os alunos que procurarem a rede estadual.
Para recuperar o ano letivo 2020, a proposta é fazer uma recomposição mínima da carga horária, com plano de trabalho e outras atividades, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Desde a suspensão das aulas em março de 2020, o estado não conseguiu viabilizar a adoção de aulas online na rede estadual.
O estado de Goiás foi o único que já iniciou o ano letivo de 2021. As aulas no formato híbrido, que mescla aulas online e presenciais, foram retomadas na segunda-feira (25). Em alguns estados, a exemplo do Amazonas, que vive um colapso do sistema de saúde, ainda há indefinição em relação à data de retorno nas escolas públicas.
Foto: Edmar Barros/Folhapress