Uma possível candidatura do senador Otto Alencar (PSD) ao governo da Bahia nas eleições de 2022 pode contar com o apoio do governador Rui Costa (PT). Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, lideranças governistas acham que as chances de Rui apoiar Otto tendem a se concretizar diante de um cenário altamente desfavorável para o senador Jaques Wagner (PT) no confronto com o virtual concorrente da oposição, o ex-prefeito ACM Neto (DEM).
Para líderes governistas, Rui deve apostar em Otto abrindo vaga para que outra sigla, em especial o PP, ocupe a vice. Como Wagner possui mandato no Senado até 2026, o cálculo é de que ele tem pouco a perder. A maior dificuldade para o xadrez alternativo de Rui Costa seria a recusa de Otto em encabeçar a chapa da base.
Além disso, parlamentares e dirigentes de partidos governistas creem que a retirada da candidatura de Wagner agradaria ao PP, que volta e meia dá sinais de rebelião no arco governista. Além de abrir espaço na majoritária para o partido, a decisão privilegiaria o principal nome da legenda na Bahia, o vice-governador João Leão. Desde que foi reeleito em 2018, Leão não esconde o desejo de ocupar o governo em mandato-tampão após Rui deixar o cargo para brigar pelo Senado.
Foto: Vitor Fernandes/Jornal da Grande Bahia