Por Aline Damazio
A eleição da UPB (União dos Municípios da Bahia) ganhará mais um candidato para acirrar a disputa de uma das maiores e mais abrangente associação regional de defesa dos interesses dos 417 municípios da Bahia. O Partido Progressista (PP) decidirá nesta segunda-feira, 25, quem será o escolhido para representar o partido na votação.
Durante entrevista exclusiva ao site Bahia Econômica, o presidente da legenda no estado, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão reforçou que o representante do PP entrará na disputa para ser um dos nomes que poderá melhor representar os prefeitos da Bahia. “Eu sempre prezo pela unidade. Mas a UPB é uma questão dos prefeitos. A decisão da escolha do nome quem tem que tomar são os prefeitos. O que eles decidirem para mim está ótimo. Todos os candidatos do PP tem plenas condições de ser presidente da UPB e fazer uma excelente representação dos 417 prefeitos da Bahia a frente da instituição”, disse.
Até a reunião de hoje, o PP tem sete candidatos com disponibilidade para disputa. São eles: o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o gestor de Candeias, Pitágoras; o chefe do executivo de Serrinha, Adriano; o administrador municipal de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas; o comandante do executivo de Santana, Marcão; o responsável pela cidade São Félix do Coribe, Chepa Ribeiro e o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo.
As inscrições das chapas seguem aberta até dia 10 de fevereiro, como reforça o edital de convocação das eleições para o biênio 2021-2022 divulgado na última quinta-feira, 22.
A eleição será presidida por uma comissão eleitoral composta por quatro prefeitos que anunciará a chapa vencedora composta por 16 nomes, sendo sete membros da diretoria executiva, cinco do conselho fiscal e igual quantidade de suplentes.
Atualmente, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD) preside a União dos Municípios da Bahia (UPB), pelo segundo mandato estendido de forma excepcional devido a pandemia. O Partido Social Democrático (PSD) já se posicionou aos meios de comunicação através do presidente da legenda na Bahia, o senador da República Otto Alencar, que não deverá indicar um nome à sucessão.
O Partido dos trabalhadores (PT) e o Democratas (DEM) se articulam entre si, na escolha dos nomes dos gestores que serão escolhidos para distada eleição da UPB.
Foto: Secom