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POPULAÇÃO PODE SOLICITAR SERVIÇOS MUNICIPAIS ONLINE

Redação - 24/01/2021 16:00

A população de Salvador passa a contar, a partir desta sexta-feira (22), com novos canais digitais para solicitação de serviços municipais e para atendimentos agendados nas Prefeituras-Bairro de Salvador. A apresentação das ferramentas foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pelo secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e pelo ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, no Hub Salvador, no Comércio.

Um dos sistemas lançados é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada. salvador. ba. gov. br . Trata-se de uma plataforma exclusiva para agendamento dos serviços presenciais nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade). Lá, é possível escolher a unidade administrativa mais próxima, data e horário para o atendimento.

O site dispõe de quase 100 serviços disponibilizados pelas Prefeitura-Bairro. Quem buscar atendimento ao Bolsa Família e Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em uma das sedes obrigatoriamente deverá realizar o agendamento. As marcações sempre poderão ser realizadas para o dia seguinte ao acesso, e podem ser efetuadas em até cinco dias úteis. Caso não haja comparecimento na data marcada ou cancelamento prévio da marcação, o cidadão somente poderá reagendar o serviço após 15 dias úteis.

Os soteropolitanos também já têm disponível outra ferramenta para agendar atendimento nas Prefeituras-Bairro: o portal Fala Salvador falasalvador. ba. gov. br , no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas. Outra opção é o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funcionará de segunda a segunda, pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas, horários disponíveis para agendar o serviço.

Além dos portais e do WhatsApp, a Prefeitura também lançou dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do sistema Android e iOS (Iphone). O primeiro é o Fala Salvador Cidadão que permite, além das marcações de atendimentos nas Prefeituras-Bairro, a possibilidade de o cidadão encaminhar sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Uma das vantagens de obter este app é que as solicitações poderão ser feitas através de fotos e do georreferenciamento da demanda.

Para que o usuário se familiarize com a ferramenta, inicialmente serão disponibilizados a oferta de seis serviços municipais, sendo eles: tapa buraco, coleta de lixo, reparo na iluminação, limpeza de bueiro/caixa de sarjeta, poda de árvore e retirada de cadáveres de animais de grande porte.  O segundo app é o Fala Salvador Executor. Este será exclusivo para os profissionais da Prefeitura que atenderão as demandas geradas pelos canais de atendimento como o Disque 156, Portal Fala Salvador e o App Fala Salvador Cidadão. Os servidores poderão realizar o check-in no local solicitado para execução do serviço e indicar ao cidadão a conclusão da demanda.


Foto: Betto Jr/Secom

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