Marisa Papen, uma modelo 28 anos, precisou se desculpar publicamente por ter posado nua dentro da Santa Sofia (Hagia Sophia), construção que já foi uma catedral católica e atualmente uma mesquita em Istambul, na Turquia. A belga foi ao local, que é considerado sagrado há séculos, e levantou a roupa, publicando a foto em dezembro passado em seu site. Mas mesmo se desculpando, Maria manteve a imagem na página,.
Defensora do naturismo, segundo o jornal Daily Star a ideia dela é normalizar o corpo humano. “Eu queria tirar um momento para explicar meu raciocínio e filosofia. Quando visitei a Turquia em 2018, isso foi com o espírito de amor, movido por um sonho de unidade. Para as pessoas que posso ter magoado com minhas declarações artísticas, peço desculpas. O panorama geral está além do véu. Estou profundamente empenhado em normalizar e celebrar o corpo humano”, disse ela.
Marisa fez as fotos em dezembro passado e o governo turco ameaçou prendê-la pelas imagens “obscenas” e por “insultar os sinais da soberania do Estado”. “Meu trabalho é frequentemente visto como controverso, mas na verdade é apenas um corpo humano defendendo a igualdade e a liberdade. Criei algumas imagens que revelam a separação entre seguir e liberdade. Minha intenção é inspirar mudanças positivas, fechar as lacunas e iluminar o que está escondido ou reprimido nas sombras da sociedade”, se defendeu ela.
Exibicionista, ela viaja com um fotógrafo, Jesse, que foi o autor das fotos na mesquita. Ele contou que fizeram as fotos com outros turistas em volta e que foram questionados pela polícia . O perigo e o medo, diz Marissa, fazem parte da emoção dela ao fazer as imagens. “Jesse e eu gostamos de pensar que somos uma versão moderna de Bonnie e Clyde numa missão de James Bond, adorando cada minuto de perigo que se apresenta para a gente”, avisou.
foto: Instagram