domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

NETO VISITA LUIS EDUARDO MAGALHÃES E DIZ QUE BAHIA PRECISA DE POLOS MAIS FORTES NO INTERIOR 

Redação - 20/01/2021 09:00 - Atualizado 20/01/2021

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional DEM, ACM Neto, afirmou, que a Bahia precisa de polos regionais mais fortes, sem a concentração de riqueza em apenas uma região. A declaração foi dada durante visita ao município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, onde Neto realizou um encontro com a equipe do prefeito Junior Marabá (Democratas). O ex-gestor tem viajado pelo interior do Estado para fortalecer o próprio nome para a eleição de 2022, quando pretende ser candidato ao Governo do Estado. Acompanharam ele o deputado federal João Roma (Republicanos) e o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB).

Na coletiva, o ex-prefeito ainda ressaltou que o grande desafio dos prefeitos neste início de mandato é equilibrar as contas municipais e destacou que a região Oeste tem uma grande fronteira de crescimento e desenvolvimento para a Bahia. “Quando a gente compara com outros estados mais desenvolvidos, a gente vê que são mais equilibrados no seu desenvolvimento regional, têm polos regionais muito mais fortes, não tem a concentração da riqueza apenas em um polo ou uma região. Esse é o grande desafio da Bahia”, afirmou o democrata.

Neto lembrou que o Brasil vive uma grave recessão econômica desde 2015, mas ponderou que, na Bahia, o agronegócio foi na contramão e trouxe números positivos. “Temos aqui uma fronteira de crescimento e desenvolvimento para o estado da Bahia que, se for olhada com mais atenção, se houver presença mais intensa por parte dos governantes em geral, a gente passa a ter perspectiva futura de maior desenvolvimento econômico, geração de emprego, dinamização da renda, ter cada vez mais municípios fortes, que ofereçam à Bahia no futuro uma perspectiva de desenvolvimento regional muito mais equilibrada”, destacou.

Ele se colocou à disposição para interlocução junto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “A ministra Tereza Cristina é do nosso partido, é uma pessoa muito qualificada, com quem eu tenho já uma relação antiga. Tenho certeza de que ela vai ter sensibilidade naquilo que couber ao Ministério para ajudar a região”, assegurou. Questionado sobre os desafios para o Oeste, ACM Neto disse que a infraestrutura e a energia são fatores importantes para o desenvolvimento da região. No primeiro item, citou a necessidade de atenção às estradas para o escoamento da produção. “Precisa de matriz energética consistente para pensar na ampliação da produção, no fortalecimento sobretudo do parque industrial, que é algo que vem crescendo de maneira consistente, e mais uma vez é fundamental a articulação estadual e federal”, complementou.

Na semana passada, o ex-prefeito da capital baiana iniciou a série de visitas pelo Extremo Sul, indo a Teixeira de Freitas e Eunápolis, sendo recebido pelos prefeitos Marcelo Belitardo e Cordélia Torres, respectivamente, ambos do Democratas. Segundo Neto, o início pelo Extremo Sul e pelo Oeste tem “todo um peso simbólico”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.