O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos EUA, recomendou a interrupção temporária da distribuição de um lote da vacina da Moderna após uma quantidade de pessoas “maior que o usual” apresentar sinais de uma possível reação alérgica. Autoridades de saúde dos Estados Unidos já investigam os casos, observados em uma clínica de San Diego.
Segundo informações da Época, um especialista afirmou que vários fatores podem influenciar, desde a conservação até a técnica de aplicação da vacina. Em nota, a epidemiologista-chefe do estado, Erica Pan, afirmou que fez a recomendação “por extrema cautela”, depois que algumas pessoas imunizadas na mesma unidade médica tiveram possíveis indícios de reações alérgicas severas – quando um paciente precisa ir ao hospital ou ser tratado com epinefrina.
Até o momento, mais de 330 mil doses do lote foram distribuídas para 287 pontos de vacinação na Califórnia. Segundo a Moderna, 37 estados diferentes receberam cargas do mesmo lote, num total de 1,2 milhão de doses, mas não há registros de efeitos adversos em outras localidades.
Foto: Reuters/Dado Ruvic/Illustration/File Photo