O nível de atividade da economia brasileira apresentou expansão em novembro pelo sétimo mês seguido, segundo números divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central.
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,59% em novembro, na comparação com outubro. O número foi calculado após ajuste sazonal. Na comparação com novembro do ano passado, porém, o indicador registrou uma contração de 0,83%.
Com o crescimento registrado em novembro, o IBC-Br atingiu 137,41 pontos e permaneceu abaixo do patamar de fevereiro, ou seja, de antes da pandemia (140,02 pontos). Segundo o G1, além disso, os números apontam para uma desaceleração no ritmo de crescimento. Em outubro, a economia havia avançado mais: 0,75% (número revisado) na comparação com setembro.
No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o índice de atividade econômica registra retração de 4,63% – sem ajuste sazonal. Já em 12 meses até novembro de 2020, houve queda de 4,15% – também sem ajuste sazonal.
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil