quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

PRAIAS DE SALVADOR SERÃO FISCALIZADAS NESTE DOMINGO (17)

Redação - 17/01/2021 09:00

A operação Praia Limpa continua no próximo domingo (17), fiscalizando o litoral da cidade e orientando banhistas e demais frequentadores quanto à proibição do acesso às praias nesse dia da semana.

A operação contará com uma força-tarefa coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop), além da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) e Polícia Militar.

O objetivo, segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, é fazer com que as normas sanitárias do município para a prevenção da Covid-19 sejam cumpridas, protegendo assim a saúde e a vida das pessoas.

“É importantíssimo que possamos colaborar com o principal, que é o combate ao coronavírus. Apesar de a praia ser um local aberto e arejado, se não houver um controle da ida de pessoas, o distanciamento social não será respeitado e todos estarão expostos aos riscos de contaminação. Nós estamos vendo o número de casos aumentando, cidades tendo que transferir pacientes por falta de estrutura, pessoas morrendo, por isso, é preciso ter esse cuidado”, afirma o inspetor-geral.

A fiscalização da guarda é feita diariamente na orla de Salvador, mas aos domingos é intensificada e ocorre de maneira conjunta, principalmente nas praias que costumam ser mais frequentadas, a exemplo de Cantagalo, Boa Viagem, Ribeira, Itapuã e Piatã. No Porto e Farol da Barra a fiscalização já ocorre de maneira permanente, inclusive com o apoio de barreira física para a interdição aos domingos e feriados.

Ao avistar pessoas nas praias, os agentes da Guarda Municipal orientam quanto à proibição e pedem para que as pessoas se retirem do local. Apenas em caso de descumprimento e desacato, as pessoas podem ser conduzidas à delegacia. Desde o início da operação em março, apenas 20 pessoas foram conduzidas para a delegacia.

Segundo o inspetor geral da GCM, as pessoas têm se conscientizado e agido de maneira pacífica diante das abordagens.

Além da observação do acesso de banhistas, agentes da Semop orientam vendedores ambulantes de que aos domingos e feriados está proibida a comercialização de produtos nas praias. A Transalvador, por sua vez, atua para resolver casos de obstrução de vias e estacionamentos em local proibido.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.