Em novembro de 2020, o comércio varejista nacional ficou próximo à estabilidade (-0,1%) frente a outubro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,4% no trimestre encerrado em novembro. Na comparação com novembro de 2019, houve aumento de 3,4%, ante 8,4% em outubro de 2020, 6ª taxa positiva consecutiva. Os dados foram divulgados hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado no ano, contra igual período do ano anterior, houve alta de 1,2%. Já o acumulado nos últimos 12 meses manteve-se em 1,3% em novembro, sinalizando estabilidade no ritmo das vendas em relação a outubro.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 0,6% em relação a outubro de 2020, sétimo mês consecutivo de aumento. A média móvel do trimestre encerrado em novembro (1,2%) sinalizou redução no ritmo das vendas, quando comparada à média móvel no trimestre encerrado em outubro (1,2%).
O volume de vendas no varejo, em novembro de 2020 em relação a outubro (-0,1%), interrompeu a sequência de seis resultados positivos consecutivos do indicador do comércio varejista, iniciada em maio de 2020, após dois meses de queda por conta da pandemia de Covid-19. A média móvel trimestral perde ritmo, assinalando variação de 0,4% no trimestre encerrado em novembro, após registrar 1,3% no trimestre encerrado em outubro.
Ainda segundo o IBGE, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a sexta taxa positiva (3,4%) consecutiva vem com a menor variação, em termos de magnitude, dos últimos cinco meses.
Foto: Divulgação