Para auxiliar os estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prefeitura de Salvador montou uma operação especial com equipes de fiscalização de tráfego e reforço das frotas de ônibus. As ações acontecem neste domingo (17) e no próximo dia 24, a fim de evitar qualquer transtorno na chegada dos candidatos aos locais do exame. Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) darão atenção especial aos principais corredores de tráfego e às proximidades das escolas de maior movimento. O objetivo é coibir situações que possam causar retenções no trânsito, como parada em locais proibidos ou estacionamento irregular.
Além disso, haverá equipes em rondas pela cidade. Elas serão auxiliadas pelo Núcleo de Operações Assistidas (NOA), que fará o monitoramento do tráfego por meio das câmeras de videomonitoramento. Caso seja identificada qualquer situação que possa causar retenção ou bloqueio nas vias, as equipes de rua serão acionadas imediatamente para que o problema seja finalizado com brevidade. Também não será permitida a realização de eventos que necessitem de interdição das vias nos horários de deslocamento dos estudantes para os locais de prova.
Mobilidade
Para atender a demanda de alunos que participarão da prova, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforçará 66 linhas que atendem os principais corredores como Orla, Miolo e Subúrbio. São 375 ônibus no total, representando um acréscimo de 49,1% em comparação com os 190 veículos que atendem estas mesmas linhas em domingos normais. A operação especial de transporte vai acontecer das 8h às 16h, em ambos os domingos. Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de quatro veículos reguladores nas estações da Lapa, Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização para apoio dos candidatos na saída das provas, entre 14h e 21h.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom