sábado, 06 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

BAHIA É UM DOS ESTADOS DO BRASIL COM RISCO DE SUPERLOTAÇÃO EM LEITOS CASO NOVA VARIANTE DO COVID CHEGUE AQUI

Redação - 15/01/2021 06:35

Em sua coluna do Jornal Estado de São Paulo, a jornalista Mônica Bergamo coloca a Bahia como um dos estados com risco de faltar leitos de UTIs ou oxigênio por causa da superlotação causada pelo coronavirus. Fato que aconteceu ontem em Manaus e assustou o Brasil inteiro.  Segundo a colunista a Bahia tem 73% de ocupação e caso ocorra uma nova onda com força, como aconteceu em Manaus a Bahia iria precisar de ajuda de outros estados.

A matéria da colunista vem um dia depois do governador do estado anunciar que disponibilizou 30 leitos de UTIs para pacientes vindos de Manaus ( Veja aqui). Um dos temores de autoridades com a transferência de pacientes para outros estados era a possibilidade de a nova cepa do coronavírus se espalhar com velocidade para outras regiões. O governador do estado, Wilson Lima (PSC-AM), dizia que não havia outra alternativa —a não ser deixar que os doentes morressem sufocados nos hospitais da cidade.

Uma tabela mostrava os estados que teriam leitos para receber os brasileiros de Manaus. A situação era dramática: nove deles tinham ocupação média de mais de 70% das UTIs. E não poderiam receber os pacientes. Na lista vermelha estavam Pernambuco (83%), Mato Grosso do Sul (80%), Paraná (80%), Espírito Santo (79%), Rondônia (78%), Santa Catarina (75%), Rio Grande do Sul (74%), Bahia (73%) e Minas Gerais (71%).

A tragédia da falta de oxigênio para pacientes de Covid-19 em Manaus (AM) mobilizou autoridades do Judiciário e do Legislativo, que pressionaram o governo de Jair Bolsonaro para tomar providências mais efetivas contra a crise. O Ministério da Saúde enviou a algumas delas um documento intitulado “Operação Oxigênio”, com uma lista de procedimentos que já estavam sendo tomados —como a transferência de pacientes para outros estados.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.