Thursday, 17 de April de 2025
Euro 6.67557 Dólar 5.8672

ALBA CRIA COMISSÃO PARA DEBATER SAÍDA DA FORD NA BAHIA E OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA COVID-19

Redação - 14/01/2021 14:54

Assembleia Legislativa da Bahia criou uma Comissão Especial para avaliação dos Impactos da saída da Ford da Bahia. O encontro foi mediado pelo presidente do colegiado, deputado Angelo Almeida (PSB), e reuniu parlamentares como Paulo Câmara (PSDB), Carlos Ubaldino (PSD), Fátima Nunes (PT) e Laerte do Vando (PSC). Foi aprovado convite a representantes da Ford no Brasil para discussão dos impactos do fechamento da fábrica em Camaçari; à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), para tratar das perspectivas referentes à atração de nova empresa para assumir a planta deixada pela montadora norte-americana; e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, para discussão da recolocação da mão de obra desempregada com a decisão da companhia.

Carlos Ubaldino lamentou a decisão da Ford por fechar a fábrica na Bahia, onde empregavam direta e indiretamente cerca de 11 mil pessoas, segundo o legislador. “Precisamos ouvir o CEO da empresa, a Fieb, o sindicato dos trabalhadores, no intuito de visualizar uma solução para os pais e mães de família que perderam o emprego em plena pandemia”, frisou. A deputada Fátima Nunes também manifestou preocupação com a perda dos empregos e lembrou que a presença da companhia na Bahia alimentava uma cadeia de postos de serviços indiretamente. Na opinião da petista, o momento é de unir forças políticas para que o prejuízo possa ser amenizado.

“Concordo também que devemos debater a questão da saúde, debater o impacto na educação. O Enem está aí, sabemos bem quem vai poder fazer essa prova. Muitos estudantes não tiveram infraestrutura em seus lares para as aulas remotas”, alertou. Os parlamentares aprovaram ainda o convite ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, por sugestão do deputado Paulo Câmara. “Essa comissão deve debater o viés econômico em sua forma macro, mas a gente não pode deixar de lado a questão da saúde na Bahia. Minha proposta é convidar o secretário Fábio Vilas-Boas para apresentar a esse colegiado quanto de recursos foi enviado pelo Governo Federal ao Estado. É uma pergunta que até hoje não tive resposta. Queremos saber como esse dinheiro foi usado”, assinalou.

Câmara explicou ainda que o titular da Sesab vai poder informar como as emendas parlamentares cedidas por todos os deputados da ALBA foram ou estão sendo aplicadas no combate ao coronavírus. “Ele poderá nos dizer qual a projeção do Governo do Estado para gastos com a pandemia, se tem caixa, se não tem”, disse. As propostas que constavam na ordem do dia, bem como a apresentada pelo deputado Paulo Câmara, foram acolhidas pela comissão. Angelo Almeida, presidente do colegiado, disse que como o Parlamento está próximo de entrar em recesso, com retorno no início de fevereiro, se compromete em manter diálogo com integrantes do grupo ao longo do período. “Estaremos trocando ideia com os colegas da comissão para definir o plano para a retomada dos trabalhos em fevereiro. Entre as possibilidades, está a realização de um seminário virtual com a participação de diversos atores envolvidos nas várias áreas de atuação contra o coronavírus”, finalizou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.