domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

FORD ANUNCIA O FECHAMENTO DE SUA FÁBRICA NA BAHIA, AFETANDO TODA A CADEIA PRODUTIVA DO SETOR

Redação - 11/01/2021 16:39 - Atualizado 11/01/2021

O complexo automobilístico da Ford, localizado em Camaçari, vai encerrar a produção de veículos já agora em 2021. O anúncio feito pela empresa nesta segunda-feira (11) representa uma perda sem precedentes para a economia baiana e vai resultar na dispensa de milhares de trabalhadores com impacto em dezenas de empresas que produzem peças e serviços para a montadora. Toda cadeia produtiva será afetada, incluindo aí as empresa produtoras de pneus, as sistemistas que prestam serviços no próprio site da empresa, empresas petroquímicas, de serviços de  apoio e muitas outras.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, cerca de 10 mil trabalhadores serão atingidos em Camaçari.

O fechamento da Ford deve reduzir ainda mais o peso do setor industrial na Bahia, que já representou quase 30% do PIB e hoje não passa de 22%. Todas as fábricas serão fechadas no país, ficando apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Os modelos Ka e EcoSport deixarão de ser fabricados e terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.