Por: João Paulo Almeida
A crise gerada pela pandemia afetou diretamente o setor do turismo no estado da Bahia. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia – ABIH-BA, os hotéis de Salvador tiveram uma redução de 56% do faturamento neste ano em relação ao anterior, o que equivale a uma perda de cerca R$ 673 milhões, correspondente aos sete meses do ano com baixo faturamento. A previsão de ocupação para 2020 era de 66,4%, mas com a pandemia o ano fechou em 37,4%, o que representa uma redução 44% no número de turistas esperados.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, Luciano explicou que mesmo na pandemia a cidade de Salvador começou a ser procurada pelas pessoas principalmente de outras partes do Brasil nesse período de festas e final de ano. “Nós observamos que a cidade ficou mais cheia nesse final de ano. As pessoas mesmo com a pandemia procuraram a Bahia e isso mostra a capacidade de turismo da cidade”, explicou
Segundo dados apresentados pela OMT em 2020 o volume de viajantes na América do Sul diminuiu 69%. Para Luciano esse número mostra a capacidade da cidade. “Enquanto a América do Sul tem 69% de queda nós estabilizamos em 44%. Isso mostra que Salvador tem um potencial grande para o turismo e quando as coisas voltarem a normalidade, com vacina e tudo nós vamos estar fortes”, disse.
Foto: divulgação