domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BOTA FORA: LOJAS DÃO DESCONTOS DE ATÉ 80% NO COMEÇO DO ANO

Redação - 07/01/2021 07:05

A primeira semana de 2021 chegou trazendo as tradicionais promoções de começo de ano no comércio. Quem esperou a virada para fazer as compras pode aproveitar os descontos de até 80% praticados pelas lojas nessa época. A profissional de marketing Amanda Peixoto, 21 anos, soube ter paciência e, assim, economizar. Ela estava de olho em uma bolsa desde novembro de 2020, mas esperou o preço cair com o encerramento dos festejos de final de ano para levar o item para casa.

“Queria comprar a bolsa para me presentear de Natal, mas ela estava fora do meu orçamento. Então, decidi esperar mais um pouco, sabia que iriam ter promoções em janeiro ou em fevereiro. Sempre tem pós Natal. Assim, comprei agora pra me presentear de aniversário”, conta a jovem, que ainda quer aproveitar os descontos para comprar outros produtos, dentre eles, alguns vinhos.

No período, nem todas as lojas oferecem o mesmo desconto, mas, no geral, os estabelecimentos reduzem os preços em até 70%, aponta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. “O comércio mantém a tradição de liquidação no começo do ano. O desconto de até 70% se tornou um padrão colocado nos últimos anos, mas isso varia de acordo com o setor”, informa.

A rede Magazine Luiza foge do padrão ao realizar uma queima de estoque com produtos com até 80% de desconto, pelo superapp, site e lojas físicas. Para evitar aglomerações, a Liquidação Fantástica do Magalu tem parte das ofertas diluída em quatro dias, começando na quinta-feira (7) e se estendendo até o domingo (10). O dia D do evento ocorre na sexta (8).

Um dos fatores que influenciam o percentual de desconto ofertado é a procura dos clientes, segundo o Diretor Jurídico do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Alfredo Santiago. O material escolar, por exemplo, não sofre a redução do preço por ter seu pico de vendas no começo do ano com as matrículas escolares. Já as peças de vestuário comumente apresentam abatimento entre os meses de janeiro e fevereiro.

O estoque também pesa na hora de aplicar descontos nas peças, como explica o coordenador regional para o estado da Bahia da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio: “as lojas definem sua política de desconto no começo do ano com relação ao estoque de dezembro. Existem lojas que querem vender agora até pela questão de caixa e reduzem a margem de lucro”.

A pandemia também aumentou a discrepância entre os descontos em setores distintos. Segundo Dietze, a recuperação do comércio após o pico da pandemia em Salvador ocorre de forma assimétrica, assim, nem todas as lojas precisam baixar muito o preço para manter o caixa cheio. “Acredito que as lojas com produtos bem estocados devam praticar os 70% de abatimento, outros setores podem se beneficiar de outros formatos de desconto, como uma redução de 10% no valor para pagamento em débito, dinheiro ou PIX. Isso é importante para que o comerciante tenha dinheiro na mão de forma imediata na loja”, indica.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.