quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5454 Dólar 5.1922

PANDEMIA MUDA DINÂMICA DAS FESTAS DO BONFIM E TERNO DE REIS; VEJA

Redação - 04/01/2021 19:00

Devido à pandemia provocada pela Covid-19, as manifestações de rua das tradicionais festas populares de Salvador foram canceladas pela Prefeitura. Entre as comemorações mais emblemáticas no mês de janeiro estão as homenagens ao Senhor do Bonfim e Terno de Reis. Para evitar a disseminação do coronavírus, as paróquias estão se adaptando ao “novo normal” e vão realizar missas com controle de fiéis, adoção das medidas de sanitárias e seguindo os protocolos municipais e celebrações on-line.

“É necessário cumprir as determinações e limitações impostas pela pandemia ao longo das semanas e meses que se seguem. Mesmo com tais limitações, as nossas festas populares fazem parte do nosso patrimônio imaterial e devem ser valorizadas por todos, tanto soteropolitanos quanto aqueles que nos visitam”, frisa o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Programação modificada – No dia 14 de janeiro, data que seria dedicada à tradicional lavagem das escadarias da Basílica, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, às 8h, em carro aberto rumo à Colina Sagrada. Durante o trajeto, passará em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguindo o mesmo percurso do cortejo da lavagem.

Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, o padre Edson Menezes transmitirá a tradicional mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos meios de comunicação sociais presentes. No dia 16, os fiéis são convidados a participarem do Drive Thru Solidário, que será realizado na sede do Projeto Bom Samaritano, na Praça do Bonfim, 49. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

No dia 17 de janeiro, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Não haverá queima de fogos em respeito aos doentes nos hospitais próximos à Igreja. Às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e, ao final da celebração, concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá em carro aberto da Basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das igrejas católicas que compõem a Forania 4, região de Itapagipe: Nossa Senhora da Penha de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge.

Festa de Reis reduzida – Sem os tradicionais Ternos de Reis, a solenidade da Epifania do Senhor será celebrada na Lapinha com o número reduzido de fiéis. Com o tema central “Glória a Deus no mais alto dos céus, que nos deu o Seu Filho Jesus. Só a Ele o nosso louvor e gratidão”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza o tríduo em preparação à Solenidade da Epifania do Senhor – Festa de Reis. Até esta segunda-feira (4), mediante agendamento prévio, 100 fiéis podem participar do tríduo, sempre às 18h.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.