A ação da força tarefa para garantir o cumprimento das medidas de prevenção a Covid-19 no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, foi concluída com um balanço positivo, segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) e responsável pela operação réveillon, Smith Neto. “Na noite da virada reduzimos em 95% a quantidade de pessoas que vem à praia; e durante esses quatro dias de operação conseguimos conter 70% do público que frequenta as praias da cidade”.
A operação réveillon, que começou no dia 31 de dezembro e terminou às 6h desta segunda-feira (4), instalou barreiras nos principais acessos às praias de Buraquinho, Vilas do Atlântico e Lauro de Freitas, com passagem livre apenas para os moradores.
A ação contou com a parceria da Polícia Militar e do COE – Coordenação de Operações Especiais. O comandante da 52ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar.
O major Monteiro destacou também o fato de Lauro de Freitas ser a única cidade da Região Metropolitana de Salvador que não teve ocorrências policiais durante a virada de ano. Durante todo período da operação a PM registrou apenas uma ocorrência. Uma festa foi encerrada na noite do último sábado (2) com aglomeração, drogas e dinheiro suspeito. O evento era ilegal e desrespeitava as medidas do decreto municipal de prevenção ao novo coronavírus.
Até o fim da operação, o CIMU – Centro Integrado de Mobilidade Urbana registrou a solicitação de fiscalização de 40 bares e restaurantes e 27 barracas de praia. Além disso, a equipe finalizou duas festas em residências com aglomeração, notificou um carro de som e 31 veículos particulares. A equipe de fiscais que circulou nas três praias do litoral de Lauro de Freitas restringiu o acesso às praias de 63 ambulantes e sete ônibus de turismo sem autorização da AGERBA e interditou um estacionamento irregular.