Por: João Paulo Almeida
O Aeroporto de Salvador começou a testar o projeto-piloto do Governo Federal de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. A tecnologia, denominada de “Embarque + Seguro”, foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra).
A solução dispensa o uso de documento de identificação pelo passageiro, evitando fraudes, e permite que os agentes façam a validação mesmo em caso de falta de eletricidade ou de internet no aeroporto. A capital baiana é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país escolhida para os testes, que acontecem até março de 2021. Mais três localidades ainda serão selecionadas.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o presidente da Vinci Airports, concessionária que administra o aeroporto de Salvador, Júlio Ribas, explicou que a tecnologia é muito boa para segurança do passageiro e mais ágil na hora de se embarcar. Além da tecnologia Julio conversou sobre a expectativa do aeroporto para 2021. Veja a entrevista completa
Foto: divulgação