Após altas consecutivas no número de internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Belo Horizonte, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reúne, nesta quarta-feira (30), para definir os rumos do isolamento social e as medidas para frear o avanço do coronavírus na capital. As decisões tomadas serão divulgadas pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), em entrevista coletiva às 15h, na prefeitura. Na última entrevista coletiva, em 18 de dezembro, o prefeito Alexandre Kalil decidiu ampliar horário de funcionamento das lojas de rua e shoppings para evitar aglomerações durante o período de Natal. “Cuidado para você não matar seu pai, para você não matar seu amigo, não matar sua mãe, para você não passar o último natal com sua família”, disse na ocasião.
Mesmo assim, as cenas de aglomerações se repetiram. Resultado: só em dezembro, o número de casos confirmados de Covid-19 aumentou 13,7%. Saiu de 54.754, em 1º de dezembro, para 62.286, em 29 de dezembro. E o de mortes aumentou 11%, de 1.662 para 1.846. Apesar disso, a taxa de transmissão por infectado, que estava acima de 1 desde 9 de novembro, caiu na última segunda para 0,96 e ficou em 0,95 nesta terça. Isso quer dizer que, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 95, o que indica desaceleração. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI dobrou, de 39,16% para 78,8%. No caso dos leitos de enfermaria, subiu de 41,9% para 63,8%. Com um detalhe: até 18 de dezembro, a prefeitura considerava leitos não-Covid que poderiam ser revertidos em unidades de atendimento a pacientes com a doença para calcular a taxa de ocupação.
Desde então, a prefeitura mudou a metodologia de divulgação de dados e passou a levar em conta o número real de leitos disponíveis para Covid-19. Se forem considerados os pacientes internados em terapia intensiva no período, o número aumentou de 290 para 420. Já nos leitos de enfermaria, o número de pacientes internados subiu de 717 para 890.
Ocupação preocupante nos hospitais de referência da capital
Hospital Eduardo de Menezes
Hospital Júlia Kubitschek
Santa Casa
Hospital Risoleta Neves
Foto: divulgação