A prefeitura de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador ( RMS), proibiu a entrada de veículos e pessoas não residentes na cidade para barrar a contaminação. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (24), é válido até o dia 5 de janeiro e determina ainda o controle da circulação dos moradores e a proibição de eventos no período do Réveillon.
As exceções são apenas por motivos de saúde, próprios e de terceiros, ou para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas postos de saúde. O deslocamento entre domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos, ou pessoas que prestam assistência a pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis também está liberado.
Ainda de acordo com o decreto, bares, restaurantes, barracas de praias, igrejas, templos religiosos e demais ambientes de lazer estão proibidos de usar carros de som ou aparelhos similares. As barracas de praia só poderão colocar cinco mesas na faixa de areia. O funcionamento de bares e restaurantes também foi afetado, sendo restrito até as 18h.
Segundo o prefeito Jailton de Almeida, o decreto foi uma forma de tentar reduzir a velocidade do novo coronavírus. Nos casos de descumprimento, a prefeitura informa que a força policial poderá ser empregada, e que os infratores serão responsabilizados, inclusive na esfera criminal.
Foto: Divulgação