quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

FESTAS SECRETAS COLOCAM TRANCOSO EM ALERTA VERMELHO

Redação - 23/12/2020 08:42 - Atualizado 23/12/2020

O pequeno distrito de Trancoso, na Bahia, lar de 11 mil habitantes e destino de milhares de turistas todo ano, virou motivo de preocupação. O governador Rui Costa (PT) assinou no último dia 3 decreto que proíbe a organização de festas em estabelecimentos públicos e privados, independente do número de convidados. A decisão se deve a um novo pico de casos confirmados da covid-19 no estado: desde novembro, a média móvel voltou a subir, chegando a um pico de 4.920 novos quadros da doença no último dia 17 – no último domingo (20), este número foi de 1.657.

Como resultado, alguns dos points e eventos mais procurados do réveillon brasileiro foram obrigados a manter portas fechadas. Apenas bares, restaurantes e barracas de praia estão autorizados a funcionar durante o período. Mas o decreto não impediu que surgissem alguns eventos secretos espalhados pelo vilarejo litorâneo, em condomínios, fazendas e domicílios. Flyers convidando para eventos pagos na cidade se espalham por WhatsApp.

Além de festas em casas particulares, com 200 ou 300 pessoas, há outras comerciais, que já tiveram ingressos vendidos. São grupos muitas vezes de fora do estado que se organizam e recebem pagamentos através do WhatsApp. Pelo serviço de mensagens, há uma série de cautelas: o endereço do evento é anunciado próximo do dia da festa e a compra de ingressos é exclusiva aos contatos. Em comum, nenhuma tem o sinal verde da prefeitura para acontecer.

É o caso da festa Água Viva em Trancoso, organizada por uma equipe do Rio de Janeiro. Mensagem enviada a grupos de WhatsApp afirma se tratar de uma “festa dos amigos”: não há venda aberta ou ingressos na porta. Mas a produção prevê comercializar 60 cotas com até oito pessoas cada – interessados em participar pagam R$ 6 mil e podem convidar outras sete pessoas (dois homens e cinco mulheres). A transação é efetuada tanto via WhatsApp quanto via link privado.

O local da festa, marcada para acontecer no próximo dia 28, é mistério e deve ser divulgado entre convidados pouco antes da data. Os organizadores não têm alvará da prefeitura, nem OK da vigilância sanitária. (GQ)

 

Foto: Getty Images / Arte: GQ

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.