A SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia finalmente calculou o Valor Agregado das Atividades Características do Turismo na Bahia, que pode ser considerado como o PIB do Turismo baiano, sem os impostos. O cálculo do PIB inclui o pagamento de impostos, mas se também retiramos esse agregado do cálculo do PIB da Bahia podemos afirmar que o turismo representa 4,3% da economia baiana, o que significa, a grosso modo, que a produção do setor é da ordem de R$ 12 bilhões por ano.
Em termos comparativos pode-se afirmar que a participação do turismo na formação do PIB baiano representa mais da metade do total gerado na agropecuária que está disseminada em todo o Estado.
Segundo a SEI, a produção turística na Bahia está dividida em 4 atividades: Alojamento e Alimentação que representa 46% do setor; Transportes, que participa com 35%; Atividades profissionais e administrativas com 15,2%; Entretenimento, Artes e Cultura com 3,5% e Informação e Comunicação participando com 0,3%.
As atividades que mais aumentaram sua participação na formação do PIB do turismo na Bahia entre 2011 e 2019 foram aquelas vinculadas a hospedagem, alimentação e transporte, estando aí incluídos hotéis, pousadas, restaurantes, locadoras, entretenimento, cultura e artes. Enquanto as atividades profissionais e administrativas perderam participação mostrando que o setor está se modernizando.
Em relação ao crescimento anual do setor, o que se verificou foi a recuperação da economia do turismo em 2017, um crescimento de 3,8% em 2018 e um crescimento de 3,9% em 2019.
Há outros dados interessantes. A Região Turística Bahia de Todos os Santos, por exemplo, comporta pelo municípios da RMS e do Recôncavo, representa cerca de 50% de todo turismo realizado na Bahia vindo a seguir a Costa dos Coqueiros com 9,39%, os Caminhos do Sertão com 6,87% e a Costa do Descobrimento com 6,66%.
Internamente na Região Turística Bahia de Todos os Santos, a participação do turismo na economia eleva-se para 8% e chega a quase 20% na Região Turística da Costa do Descobrimento.
As informações são da SEI. As análises e inferências são da equipe do portal Bahia Econômica.