sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E GOVERNADOR DA BAHIA COMEÇA EM 1º DE FEVEREIRO

admin - 21/12/2020 09:31 - Atualizado 21/12/2020

A eleição em 2022, tanto para a Presidência da República quanto para o governo da Bahia, começam no próximo dia 1º de fevereiro. Nesse dia, em Brasília, será eleito os novos presidentes da Câmara de Deputados e do Senado e na Bahia será eleito o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

Em Brasília se dará o embate maior e o Presidente Jair Bolsonaro está empenhando todo seu poder político para fazer Artur Lira, representante do Centrão, o presidente da Câmara dos Deputados. Se for vitorioso, terá a possibilidade de ver aprovado no Congresso suas propostas absurdas no âmbito da pauta de costumes e do meio ambiente, mas também propostas econômicas que possam dar novo impulso à economia brasileira. Se ganhar, será um grande impulso no caminho da reeleição, embora tenha de pagar alto preço ao Centrão, ele que jurou governar sem submeter-se aos políticos. Se perder, terá pela frente dois anos de novos embates com o parlamento. Em ambos os casos, terá de enfrentar também o Supremo Tribunal Federal que hoje é uma espécie de corretor da sua retrógada escrita política.

Na Bahia, temos um quadro interessante, embora menos explosivo. A disputa pela Presidência da Assembleia entre o PP, do vice-governador João Leão, e o PSD, do senador Otto Alencar, será um teste fortíssimo para os pilares que sustentam a aliança que governa o Estado da Bahia. Aí tudo é possível e vai haver mudanças a depender de quem saia  vencedor e da forma como o governador e seu grupo político se posicionar no debate.

Como tudo é possível, pode ser que o vencedor da disputa seja assimilado por ambos os lados e que a aliança seja mantida, embora o grupo vencedor saia da disputa com mais cacife para impor suas propostas. Mas pode ser também que a disputa termine em ruptura, afinal, como esta coluna política alertou em recente artigo           (veja aqui) existe um dilema sério na montagem da chapa que vai disputar o governo da Bahia.

De todo modo, tanto a nível estadual quanto a nível federal as eleições de 2022 começam a ser decididas em 1º de fevereiro. (EP- 21/12/2020)

Veja Também: João Leão compara política ao teodolito e lista 3 nomes que podem concorrer ao governo da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.