Criado na Bahia em 2002, o ‘FPI na Bacia do São Francisco’, diagnostica os danos ambientais e adota medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores das degradações. Nesta sexta-feira, 18, o projeto foi destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no ‘Prêmio CNMP 2020’ na categoria ‘Indução de políticas públicas’.
O Prêmio CNMP destaca anualmente os programas e projetos de membros e servidores de todos os ramos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização do planejamento estratégico nacional do MP.
O ‘FPI na Bacia do São Francisco’, que conta com atuação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) se tornou-se interestadual em 2018, com apoio do Comitê do São Francisco. Formado por mais de 50 instituições, é um projeto cujos desdobramentos são acompanhados por agentes locais e pela própria equipe, mesmo após sua finalização.
Outro projeto do MP premiado nacionalmente foi o Gepade, criado a partir da necessidade de criação de uma ferramenta que integrasse as informações sobre utilização de recursos em todas as áreas do Ministério Público e auxiliasse a administração superior na tomada de decisões.