sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.1013 Dólar 5.8331

PARTIDO DECIDE AFASTAR DEPUTADO QUE APALPOU COLEGA

Redação - 18/12/2020 18:10 - Atualizado 18/12/2020

O Cidadania, partido do deputado estadual paulista Fernando Cury, decidiu nesta sexta-feira (18) afastá-lo das funções partidárias por ter apalpado no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo a deputada estadual Isa Penna (PSOL). A parlamentar o denunciou por assédio em discurso nesta quinta (17).

A legenda informou que, enquanto durar o processo sobre o caso no conselho de ética da sigla, Cury ficará afastado “de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia”.

O conselho começará a avaliar o episódio nesta sexta, a partir de representação feita pelos presidentes nacional e estadual do Cidadania, o ex-deputado federal Roberto Freire e o deputado federal Arnaldo Jardim, respectivamente.”A decisão significa que, enquanto durar o processo, ele estará afastado de qualquer representação partidária, não falará em nome do partido”, disse Freire em entrevista à Folha.

Cury atualmente é vice-presidente estadual da legenda em São Paulo e ocupa vaga em três comissões parlamentares na Assembleia (Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento do Interior e Geração de Empregos e Renda).

Freire afirmou considerar a denúncia grave e disse que providências serão tomadas a partir do parecer do conselho de ética. “O estatuto prevê punições que vão até a expulsão, mas isso será decidido oportunamente. Tem que haver todo o cuidado que a lei exige”, disse o dirigente.

O regimento interno prevê que, a partir do recebimento da denúncia, Cury terá prazo de oito dias para apresentar defesa. O deputado negou ter cometido assédio e pediu desculpas à deputada. Isa também registrou boletim de ocorrência contra ele e fez uma representação ao conselho de ética da Assembleia.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.