terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.55 Dólar 5.1058

FÁBIO VILLAS BOAS DIZ QUE VACINA NA BAHIA SÓ DEPENDE DA ANVISA

Redação - 18/12/2020 07:12

Em entrevista ao Jornal Correio da Bahia, o secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a Bahia só depende da anvisa liberar a vacina experimental para iniciar o processo de vacina. “Depende exclusivamente da Anvisa autorizar o uso emergencial das vacinas. A partir do momento que houver a autorização e que as vacinas chegarem ao país, nós temos a condição de montar a distribuição dentro de uma semana e iniciar. O problema é que nós só teremos no país as vacinas do Butantan, que já estão sendo envasadas, e a vacina russa Sputnik V, que será produzida no país a partir do dia 5 de janeiro”.

O secretário também confirmou que o estado entrou na segunda onda da covid com altos números de contaminação. “Não há nenhuma dúvida de que estamos em uma segunda onda. Essa questão é disputada conceitualmente por alguns, mas do ponto de vista epidemiológico, não interessa. O fato é que estamos vivendo um momento de aceleração da transmissão, da internação e do número de mortes”

Sobre a divisão por fases de vacinação ele explica. “ o tempo para cada fase na Bahia é o mesmo do Brasil, um mês para cada uma das etapas, cada uma com sua população específica. A única diferença é que nós teremos aqui a possibilidade de comprar a vacina Sputnik V. O governador Rui Costa afirmou que comprará uma quantidade suplementar de vacinas para imunizar as pessoas de maneira mais ampla e mais rápida. Nós temos um acordo de acesso prioritário para até 50 milhões de doses. Quando ela começar a ser distribuída no país, se houver excedente que puder ser comercializado, nós iremos adquiri-las, assim como o Consórcio Nordeste”, disse

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.