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COELBA IMPLANTA DATAS ALEATÓRIAS E PREJUDICA CONSUMIDORES

Redação - 18/12/2020 13:00 - Atualizado 18/12/2020

A concessionária do fornecimento de energia elétrica da Bahia, Coelba, empresa controlado pela Neoenergia S.A, está adotando uma política de datas aleatórias no vencimento das contas de energia causando prejuízos aos consumidores.

A prática consiste em não estabelecer uma data fixa para aqueles consumidores que não escolherem a data do pagamento, o que faz com que as contas possam ter dias de vencimento variáveis sem definição do período cobrado e causando transtornos aos consumidores que, por não saberem o dia exato do pagamento, muitas vezes atrasam as contas, especialmente nesse período de pandemia, tendo de pagar juros e multas de diversos itens.

O portal Bahia Econômica recebeu dezenas de queixas e teve acesso as contas de vários consumidores com vencimento que mudava de um mês para o outro. No caso de atraso as multas e atualizações monetárias através do IGPM, mesmo considerando atrasos de muitos meses,  elas são feitas em uma única fatura perfazendo em alguns casos cerca de 15% do total da conta, incluindo aí multas e atualizações monetárias relativas a itens de impostos da prefeitura de Salvador (Cosip).

Especialistas ouvidos pelo Bahia Econômica, afirmaram que a multa é de no  máximo de 2% e a variação do IGP-M e juros de mora de 1% estão previstos, mas o vencimento das contas não pode ser aleatório e deve ter a autorização do consumidor que escolhe o dia do pagamento. O portal tentou sem sucesso um contato com a empresa.

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