domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA É APOSENTADO DA ABIN

Redação - 16/12/2020 07:41

O subsecretário Ary Pereira de Oliveira foi nomeado, nesta terça-feira, 15, como o novo secretário de Segurança Pública da Bahia, em caráter interino. A nomeação dele como titular da SSP-BA foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) junto com as exonerações do ex-secretário Maurício Teles Barbosa e da chefe de gabinete da pasta, Gabriela Caldas Rosa de Macedo. Barbosa foi afastado do cargo pelo período de um ano por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou duas novas fases da Operação Faroeste, deflagradas anteontem pela Polícia Federal (PF).

Conhecido nos bastidores da SSP como ‘uma pessoa tranquila’, o atual secretário interino é natural de Ouriçangas, no Litoral Norte da Bahia. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chegou à secretaria de Segurança há 13 anos. Desde então, ocupava o cargo de subsecretário. Em seu currículo, Ary Pereira tem ainda a trajetória como oficial – já aposentado – da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, órgão da presidência da República que é vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tem por missão assegurar que o Executivo Federal tenha acesso aos conhecimentos relativos à segurança do país e da sociedade brasileira.

A ABIN é responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas sobre a segurança nacional, defesa externa, relações internacionais, segurança interna e desenvolvimento socioeconômico e científico-tecnológico.

Acessível e discreto

Nos bastidores da Justiça baiana, Ary Pereira é conhecido como uma pessoa calma e aberta ao diálogo.  “Ele é uma pessoa tranquila, de fácil acesso e bem-humorada, ao contrário de Barbosa, muito fechado. Ele procura ajudar e não é de coagir”, disse à reportagem um promotor do Ministério Público do Estado da Bahia. Outro representante do MP também elogiou a escolha do governador Rui Costa em nomear interinamente Ary Pereira para o cargo de secretário de Segurança Pública. “Ele é uma pessoa leve, não é de criar conflitos. Ele é muito tranquilo. É uma pasta delicada para colocar qualquer um. É preciso não só entender todo o processo, mas ter a empatia de todos”, declarou o promotor, reconhecendo em Ary Pereira essa capacidade de ser empático com os subordinados.

Um juiz também ouvido pela reportagem classificou Ary Pereira como ‘um subsecretário discreto e que não costumava participar com frequência das ações interinstitucionais comuns no cotidiano da segurança pública’. “Em tantos anos, ele nunca tratou de qualquer assunto institucional comigo. E olhe que foram dezenas de operações e investigações importantes ao longo da última década. As tratativas eram com o próprio secretário (o ex-secretário Maurício Barbosa) ou com a chefe de gabinete. Vários colegas meus, membros do MP e delegados têm  essa mesma percepção”, disse o juiz.

A reportagem do Jornal Correio também procurou os gestores dos órgãos que fazem parte da SSP-BA para comentarem sobre a nomeação do novo secretário da pasta. As assessorias de comunicação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros deram a mesma resposta: que os comandantes-gerais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) não comentam “decisões do chefe do executivo estadual”. Já a assessoria de comunicação da Polícia Civil da Bahia (PCBA) disse que o delegado-chefe não iria se pronunciar sobre o assunto.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.