A presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (16) que tentará articular a votação, na semana que vem, do projeto de lei que unifica o PIS e a Cofins, dois impostos federais sobre o consumo.
De acordo com o G1, a medida seria uma forma de avançar, ainda em 2020, a reforma tributária em tramitação. Há textos mais amplos no Congresso, mas a tramitação dessas outras mudanças está parada há meses.
Segundo Maia, a ideia é tentar votar o projeto enviado pelo governo ao Legislativo, em julho, que trata apenas dos tributos sobre consumo. O texto transforma PIS e Cofins em um tributo de valor agregado com o nome de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).
Maia afirmou que deve procurar o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), para consultá-los sobre a possibilidade de votar o projeto na semana que vem. A votação teria que acontecer no máximo até terça-feira (22), último dia de trabalho legislativo neste ano.
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados