A eficácia da vacina Sputnik V é de 91,4%, com base na análise do ponto de controle final dos dados obtidos 21 dias após a administração da primeira dose. Os resultados acabam de ser divulgados pelo RDIF – Fundo Soberano Russo.
O relatório aponta também que a eficácia da vacina Sputnik V contra casos graves de coronavírus foi de 100%. Entre os casos confirmados de infecção por coronavírus, 20 casos graves foram registrados no grupo placebo, enquanto nenhum caso grave foi registrado no grupo vacina.
Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas comentou no Twitter sobre os resultados. De acordo com Vilas-Boas, o cálculo foi baseado na análise de dados de voluntários, um total de 22.714, que receberam a primeira e a segunda doses da vacina Sputnik V ou placebo no terceiro e último ponto de controle de 78 casos confirmados de acordo com os ensaios clínicos de Fase III.
Ainda nesta terça-feira, às 19h, o Governador Rui Costa fará um pronunciamento online explicando os termos da parceria que o Estado assinou com o governo da Rússia.