segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

A COVID TROUXE ORTUNIDADES PARA O MUNDO VIRTUAL

Redação - 15/12/2020 13:45 - Atualizado 15/12/2020

Globalmente, dentre as mulheres que foram impactadas pela pandemia da Covid-19, 87% delas disseram que foram impactadas negativamente. A grande participação delas nos setores mais afetados pela crise econômica, a forte lacuna de gênero digital em um mundo cada vez mais virtual e as crescentes pressões das responsabilidades no cuidado das crianças são apenas alguns fatores que deixaram as mulheres particularmente vulneráveis. “Agora com a pandemia da Covid-19, a necessidade de reduzir a disparidade de gênero é ainda mais crítica para levarmos adiante uma recuperação econômica justa e sustentável”, comenta Sarah.

De maneira decisiva, o relatório apresenta uma perspectiva otimista para o futuro das mulheres empresárias. Isso indica que a pandemia pode ser um catalisador para um progresso exponencial das mulheres nos negócios e uma oportunidade para corrigir o preconceito de gênero inerente, caso os tomadores de decisão apoiem iniciativas específicas de gênero. Ele se baseia em vários pontos para ilustrar isso, notadamente:

  • A era do Covid-19 apresenta uma narrativa de empoderamento para mulheres na liderança, fornecendo inspiração em uma época em que as barreiras culturais e o medo do fracasso ainda afastam algumas mulheres dos empreendimentos. A pandemia da Covid-19 destacou a capacidade das mulheres de liderarem em circunstâncias extraordinárias. Líderes mundiais femininas, como a primeira-ministra Jacinda Ardern da Nova Zelândia, a chanceler Angela Merkel da Alemanha e a primeira-ministra Sanna Marin da Finlândia, presidiram alguns dos esforços mais bem-sucedidos para conter o Covid-19 ao mesmo tempo em que incutiam ordem, segurança, confiança e calma. Com quase metade (47,8%) das mulheres empresárias relatando serem motivadas pelo desejo de contribuir para o bem maior da sociedade, o impacto dessas líderes não pode ser subestimado.
  • As mulheres nos negócios já demonstram uma adaptabilidade acentuada, apesar das extensas barreiras para o sucesso. Na linha de frente, as empresárias estão se adaptando ao novo mundo do trabalho com confiança renovada. Globalmente, 42% mudaram para um modelo de negócios digital e 34% identificaram novas oportunidades de negócios desde o início da pandemia.
  • O ‘novo normal’ apresenta uma oportunidade única na vida para remover as barreiras existentes, levando a uma maior participação de gênero e paridade para as mulheres nos negócios. Além de multiplicar as várias disparidades que as mulheres enfrentam – desde a lacuna de gênero digital até a inclusão financeira – a Covid-19 tem sido um estímulo intenso para o progresso estrutural. Por exemplo, antes da pandemia, a disparidade financeira global de gênero permaneceu estática por quase uma década. No entanto, a Covid-19 impulsionou o progresso nesta área – com mais de 11 milhões de trabalhadores informais no Brasil se inscrevendo para receber recursos governamentais de emergência em suas contas de poupança.

O relatório indica que as consequências desses levantamentos são complexas. Além disso, demonstra o valor inexplorado das mulheres como líderes e, de forma crítica, destaca o papel da pandemia em acelerar soluções progressivas. Aproveitar esse impulso e defender iniciativas específicas de gênero será fundamental para igualar o papel das mulheres e reduzir os US$ 172 trilhões perdidos globalmente (segundo o Banco Mundial) devido às diferenças entre mulheres e homens em seus ganhos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.