Por: João Paulo Almeida
Entra em vigor nesta quarta-feira (9) o decreto que suspende por 14 dias o funcionamento de bares e restaurantes nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, a partir das 17h. A medida foi adotada pela Prefeitura, após a divulgação de imagens de aglomeração nesses dois bairros, e com o intuito de conter a disseminação do coronavírus e diminuir a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19, que tem aumentado nos últimos dias.
Ontem, o portal Bahia Econômica conversou com o presidente da Federação baiana de Hospedagem e alimentação Silvio Pessoa, que culpou os ambulantes que colocam seus carros de som no Rio Vermelho como responsáveis pelas aglomerações registradas no local. Segundo Silvio falta fiscalização da prefeitura. (Veja aqui)
Também no decreto, estarão suspensas as atividades em cinemas, teatros e demais casas de espetáculo e as atividades sociais como festas, bares e lanchonetes nos clubes sociais, recreativos e esportivos. Apenas as atividades esportivas estarão mantidas nos clubes. Nos restaurantes em clubes com entrada independente, o funcionamento está permitido. A suspensão dessas atividades também ocorre por um período de 14 dias.
Todas as demais normas previstas em protocolos geral e específicos continuam vigentes e devem ser respeitadas. Dentre elas estão a obrigatoriedade do uso da máscara, respeito ao distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, distanciamento de pelo menos 2 metros entre as mesas e aferição da temperatura na chegada aos estabelecimentos, entre outras.
Fiscalização – A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) continua fiscalizando o cumprimento dos protocolos por parte dos estabelecimentos da cidade. Quem não seguir as medidas está sujeito à interdição e, se houver reincidência, autuação e cassação do alvará. No último final de semana, 11 bares foram interditados pela Sedur, sete deles no Rio Vermelho, um no Imbuí, dois em Águas Claras e um em Praia do Flamengo.
Do dia 10 de agosto, quando teve início a fase dois de retomada das atividades na cidade, até ontem (7), foram interditados 301 bares, restaurantes e similares. Desse total, 275 foram bares, oito restaurantes, oito lanchonetes, cinco pizzarias, duas barracas de praia e três quiosques. A população pode denunciar casos de desrespeito aos protocolos por meio do Disque Coronavírus 160 ou pelo Fala Salvador, no telefone 156. Do dia 02 de dezembro até ontem, a taxa de ocupação dos leitos clínicos para adultos exclusivos para Covid-19 teve um aumento de 30%. Nesse mesmo período, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adultos exclusivos para a Covid-19 teve um aumento de 43%, segundo dados do site da Transparência da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Foto: divulgação